quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Curiosidades Sobre Filmes - O Silêncio dos Inocentes

"Para entrar na mente de um assassino ela antes precisa mudar a de um louco."

A década de 90 passava por uma certa crise de criatividade cinematográfica, e de maneira surpreendente em 1991, Jonathan Demme lançou um filme sem muitas pretensões e com um baixo orçamento, baseado em um romance de Thomas Harris, que despertou a atenção do mundo inteiro, o nome do filme: O Silêncio dos Inocentes, que arrebatou as 5 principais categorias do Oscar, sendo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Roteiro Adaptado.


No longa, conhecemos a história de Hannibal Lecter (interpretado magistralmente por Anthony Hopkins, em um de seus melhores papéis), e de Clarice Starling (interpretada por Jodie Foster, também impecável por seu trabalho).

A história do longa se resume em um simples fato: Clarice precisa prender um "serial killer" cujo apelido é Buffalo Bill, mas para isso será necessária a ajuda de Hannibal Lecter, que conhece o assassino e que possui informações valiosas a respeito da personalidade do maníaco e que são extremamente significativas para a captura do tal criminoso.

Pode-se dizer que o ponto forte do filme, são os intrincados diálogos estabelecidos entre Hannibal e Clarice, extremamente complexos e intrigantes, em uma das cenas mais famosas do cinema, como por exemplo, no primeiro encontro entre a aspirante a agente do FBI (Clarice Starling) e o psiquiatra canibal (Hannibal Lecter), que demonstra toda a elegância e frieza de Hannibal e a fragilidade e vulnerabilidade de Starling.

Mas no decorrer do filme, a inteligência de Clarice Starling se sobressai, buscando informações fidedignas sobre a real identidade do assassino, e concomitantemente ela faz uma espécie de jogo com o canibal (do tipo "elas por elas"), para conseguir mais informações sobre a real identidade de Buffalo Bill, onde ela narra algumas desagradáveis passagens de sua vida, ao passo que Hannibal lhe concede informações significativas sobre o assassino mais procurado daquele momento, em cenas memoráveis para a história do cinema!

Considero "O Silêncio dos Inocentes" como um dos melhores filmes da história, tanto é que ele figurou entre os 100 melhores filmes de toda a história do cinema pela recente lista da AFI (American Film Institute), e diga-se de passagem, foi o último filme a conquistar as 5 principais categorias do Oscar, em cenas imortalizadas e inesquecíveis.
Um verdadeiro clássico!



http://www.cineplayers.com/comentario.php?id=5522

2 comentários:

Sinful Craft disse...

a SEREI TODA DO LECTER EH MUITO BOA...

MAS SEM DUVIDA ALGUMA O SILENCIO DOS INOSCENTES EH O MELHOR........

NOVOS POSTS???? NADA???

José Paulo disse...

Já voltamos, mas tá devagar... Sessão da Tarde Downs 2011 vai ficar mais legal... Já tem novidades, mas aguarda que ano que vem vai ficar mais forte...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...