terça-feira, 19 de agosto de 2008

Torrent: O que é? Como usar?

O QUE É TORRENT?

BitTorrent é um protocolo de processamento rápido que permite ao utilizador fazer download (descarga) de arquivos indexados em websites. Essa rede introduziu o conceito "partilhe o que já descarregou" maximizando muito o desempenho e possibilitando downloads rápidos e imediatos. Foi criado por Bram Cohen em 2003 e tem sido o alvo nº1 de empresas que lutam em defesa da propriedade intelectual, devido a alegações de violação de copyright autoria de alguns arquivos transmitidos pela rede. Estima-se que no ano de 2005 o protocolo BitTorrent tenha sido responsável por 35% dos dados transferidos na internet mundial.

Na rede BitTorrent os arquivos são quebrados em pedaços de geralmente 256Kb. Ao contrário de outras redes, os utilizadores da rede BitTorrent partilham pedaços em ordem aleatória, que podem ser reconstituídos mais tarde para formar o arquivo final. O sistema de partilha optimiza ao máximo o desempenho geral de rede, uma vez que não existem filas de espera e todos partilham pedaços entre si, não sobrecarregando um servidor central, como acontece com sites e portais de downloads, por exemplo. Assim, quanto mais utilizadores entram para descarregar um determinado arquivo, mais largura de banda se torna disponível.


Para partilhar um arquivo usando o BitTorrent, um utilizador cria um arquivo .torrent, um pequeno "apontador" que contém:

  • o nome do arquivo, tamanho, e o hash, a matrícula de cada bloco do arquivo (que assegura aos utilizadores que o arquivo é o que o nome diz ser)
  • o endereço do servidor tracker (ver a seguir)
BitTorrent reduz largamente a carga no servidor porque os utilizadores descarregam arquivos uns dos outros, não do servidor. As barras coloridas indicam que os pedaços são partilhados em ordem aleatória, em vez da ordem seqüencial.
BitTorrent reduz largamente a carga no servidor porque os utilizadores descarregam arquivos uns dos outros, não do servidor. As barras coloridas indicam que os pedaços são partilhados em ordem aleatória, em vez da ordem seqüencial.

O arquivo torrent pode ser distribuído para outros utilizadores, sendo um website o meio mais comum. O cliente BitTorrent é iniciado como um "nó semeador", permitindo que outros utilizadores se conectem a ele e comecem o download. Quando outros utilizadores terminam de descarregar o arquivo, eles podem tornar-se novos semeadores opcionalmente. Um dos problemas desse sistema é que se todos os semeadores saírem da rede, o arquivo, ficheiro, pode tornar-se indisponível para download, mesmo que se tenha o arquivo torrent. Com sorte ainda é possível descarregar todos os blocos de um arquivo mesmo que nenhuma fonte seja completa, uma vez que os blocos são distribuídos em ordem aleatória e é possível que a soma de todos os utilizadores seja completa.

Descarregar com o BitTorrent é bastante intuitivo. Cada pessoa que quiser descarregar um arquivo, primeiro deve descarregar o arquivo torrent que aponta para o arquivo, depois abri-lo no seu cliente BitTorrent (não existe sistema de busca, o utilizador deve procurar o torrent em sites da internet). O arquivo torrent mostra ao cliente o endereço do tracker, que mantém um log de quais os utilizadores que estão descarregando o arquivo e onde o arquivo e seus pedaços estão (caso o tracker esteja fora do ar fica impossível começar o download). Depois do download começar, se o tracker sair do ar ainda é possível continuar o download, mas perde-se a informação de quais os utilizadores que estão online e quais os blocos que estão disponíveis. Para cada fonte disponível o cliente lista quais blocos do arquivo que estão disponíveis, para depois pedir o bloco menos disponível na rede que ele ainda não possui. Essa priorização, dos blocos mais raros entre os utilizadores da rede primeiro, faz com que todos tenham blocos para partilhar. Assim que um cliente termina de descarregar um bloco, ele é automaticamente "hasheado" para garantir a integridade e segurança do mesmo, para em seguida procurar um cliente qualquer para fazer o upload daquele bloco.

BitTorrent proporciona a melhor performance para pessoas com maior volume de upload, uma propriedade conhecida como "resistência a sugadores", já que ele não garante performance para utilizadores que somente descarregam e não devolvem nada para a rede e os outros utilizadores. Ao contrário, os utilizadores que já terminaram de descarregar um arquivo são "semeadores" e fazem upload sem ganhar um bonus em troca.

O protocolo BitTorrent pode ser bem utilizado tanto por pessoas que possuem banda larga, quanto por pessoas que possuem conexão discada, uma vez que a estabilidade da conexão é que pode dar um menor ou maior conforto e não a velocidade da mesma. Embora seja muito mais comum que uma conexão banda larga seja mais estável que uma discada nada impede que o contrário aconteça.


COMO USAR TORRENT?

Não sabe como baixar arquivos .torrent? Calma, não precisa se desesperar, com as dicas certas, você perceberá que baixar arquivos nesse formato é uma das coisas mais fáceis e revolucionárias que a internet poderia inventar! É um sistema prático e confiável.

1. Baixe um programa cliente da rede BitTorrent

Primeiramente, você precisará de um cliente para a rede BitTorrent, em outras palavras, um programa que possibilitará que você abra os arquivos .torrent que você baixou e, assim, possa começar a baixá-los. Existem vários: uTorrent, Bitcomet, Azureus, dentre outros... Vá num site para download de aplicativos, escolha um de sua preferência e efetue o download.

Agora que você já tem o programa, basta achar um site onde você possa baixar tais arquivos, por exemplo, o nosso Sessão da Tarde Downs, mas você pode tentar encontrar o que quiser, mas o que quiser mesmo, jogos, filmes, seriados, programas e um vasto conteúdo no Mininova, no Isohunt, No Bit Torrent Monster, outro muito famoso é o PirateBay.

Você já conhece, além do nosso blog, vários dos maiores sites sobre o assunto e já tem o programa, agora é só procurar pelo o que quiser e baixar o arquivo torrent, depois abra-o no programa que você escolheu pra baixar torrents (geralmente você clica duas vezes no arquivo.torrent e ele abre no seu programa, estes clientes torrent(programas) também costumam naturalmente criar uma pasta onde salva os arquivos, mas se não criar sozinho você mesmo(a) cria), escolha a pasta onde você quer salvar o arquivo (ou arquivos) baixados e pronto, espere baixar!

- Dicas e sugestões para baixar o torrent mais rápido

Sempre baixe o arquivo com mais seeds e que você acredite ser o tamanho certo do que você deseja, assim você estará teoricamente reduzindo o risco de baixar um arquivo errado, corrompido ou com vírus, drasticamente. O mininova, o isohunt, o pirate bay e os outros, em seus resultados, dispõe de uma ferramenta interessante, ele reorganiza a busca deixando os arquivos com mais seeds nos primeiros resultados, para fazer isso, sempre que buscar algo, logo após clique em cima da palavra "seeds" na tabela e pronto, você verá os arquivos com mais seeds na frente, como mostra a imagem abaixo.

Arquivos com mais seeds no torrent


Outra dica importante é mudar a porta de uso do cliente torrent que você escolheu, isso porque as grandes empresas provedoras de internet costumam sofrer com essa rede, devido o grande tráfego que ela cria, por isso eles costumam bloquear ou até mesmo deixar tais tipos de transferências mais lentas.

Hoje em dia os programas já criptografam a informação para que eles não tenham como saber o que você está baixando e possa assim baixar com força total, mesmo assim os provedores continuam "bloqueando" as portas padrões usadas por esses tipos de programa, portanto mude a porta de uso do programa para algum número de 49152 até 65535. =)

- Problemas a respeito de material protegido por direito autoral

Uma coisa que ameaça a rede é o fato dela estar repleta de material protegido por direitos autorais. Baixar filmes, jogos, programas, ou qualquer outra coisa sem o consentimento dos autores é violar os direitos autorais e isso constitui crime em quase todos os países, incluído Brasil e Portugal. A lei ainda é confusa, pois não diz muito bem o que fazer em relação ao uso pessoal, de qualquer maneira, se você não quer ter visitas da polícia em sua casa, use a rede BitTorrent apenas para baixar arquivos que você tem total certeza que não violem as leis de copyright.

Espero que todos gostem deste post explicativo e que não fiquem com dúvidas quanto ao processo de download através de torrents.

Um abraço a todos e fiquem com Deus!


Créditos: Conteúdo editado por mim, porém retirado de Wikipedia e http://www.portalcab.com/faq/baixando_arquivos_torrent.php

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...