segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Curiosidades Sobre Filmes - Um Sonho de Liberdade

Um sonho de Liberdade nada mais é do que uma ode a esperança e a perseverança em não deixar morrer dentro de si a vontade de mudar. Uma história de coragem, luta e amizade em um dos cenários mais inóspitos para que isso ocorra, uma prisão corrupta, violenta e decadente. O filme é baseado em um conto de Stephen King onde o terror é substituído por um horror psicológico, em uma trajetória onde um homem sobrevive as selvagerias de um mundo preparado para lhe arrancar todos os sonhos.

Em 1946, Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro, é injustamente condenado a cumprir prisão perpétua por ter assassinado sua mulher e o amante dela, indo parar em Shawshank, uma penitenciária que irá modificar a sua vida completamente. Lá conhece várias pessoas com quem irá dividir seu dia-a-dia, inclusive um grande amigo chamado Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e é responsável por um mercado negro no presídio.

Passo a passo Dufresne vai colhendo frutos de suas idéias, de seu carisma e, acima de tudo decorrentes de sua competência. Esses resultados positivos vão aos poucos mudando a vida na prisão. Fato que ocorre de modo positivo, como o incentivo dado a cada um de melhorar seu grau de instrução e que ocorre também de modo negativo, como a corrupção.

Assim, Dufresne vai vivendo sua vida em um lugar completamente diferente do seu universo burguês, tendo como seus melhores amigos proscritos banidos pela sociedade por seus crimes. Juntos formam uma irmandade, "Você não sabia? Em Shawshank ninguém é inocente".

Uma cena que vale aqui citar por ser marcante; quando Andy é preso por colocar uma ópera de Mozart nos auto-falantes da prisão, sendo depois enclausurado na solitária por uma semana, ele sai do castigo com um sorriso nos lábios e em perfeito estado de saúde mental: "Eu não estava sozinho, explica ele. Estava com Mozart".

Ambos atores principais estão ótimos. Morgan Freeman, certamente venceria o Oscar se não tivesse esbarrado em Forest Gump (genialmente interpretado por Tom Hanks) e Tim Robbins tem momentos sublimes.

O filme se passa 99% dentro de uma prisão, o que ajuda a ressaltar as interpretações e o roteiro. Com completa ausência de efeitos especiais ou de qualquer elemento extra que não seja as dependências da penitenciária, somos brindados por uma história cativante, brilhantemente dirigida, interpretações únicas e como resultado um dos melhores filmes feitos até hoje.

Um Sonho de Liberdade foi o primeiro filme dirigido por Frank Darabont, numa estréia fantástica visto que o filme recebeu 7 indicações ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Ator (Morgan Freeman), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Som. Além de receber 2 indicações ao Globo de Ouro: Melhor Ator - Drama (Morgan Freeman) e Melhor Roteiro.


Créditos: http://www.movieguide.com.br/filme.view.php?id_filme=302

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...